Esse livro foi desenvolvido com o objetivo de ser um “Manual para a Implantação ou Implementação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho”, visando à divulgação do conhecimento nessa área tão atual e, ao mesmo tempo, tão sem orientação técnica.
A obra não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas, busca atender o anseio dos profissionais envolvidos nos sistemas de gestão em SST, bem como aqueles que estarão envolvidos em seu futuro profissional.

Para conceituar “sistema de gestão” partiremos das palavras que compõem a expressão. Primeiramente, conceituaremos sistema e gestão, para depois definirmos o seu contexto “sistema + gestão”.
Sistema: Conjunto ordenado de técnicas, métodos ou princípios, empregados como estrutura organizada para um determinado fim.
Gestão: Ato de gerir; gerência, administração. Gestão é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle de atividades de uma empresa. Ou seja, é planejar, organizar, liderar e controlar as pessoas que constituem uma organização, as tarefas e atividades por estes realizadas, com a finalidade de garantir o uso eficaz dos recursos disponibilizados pela organização, para que sejam atingidos objetivos pré – determinados.
Autores

Celso Luis de Oliveira
É Diretor técnico na Editora das revistas SEC (Segurança Empresarial), Safe Work (Trabalho Seguro em Revista), FIRE (Revista de prevenção e combate a incêndios e emergências) e SOLAR (Revista voltada a tecnologia de energia solar).
