Estrutura dos critérios de avaliação
Essa estrutura foi dividida em 4 itens que abrangem as práticas de gestão, cada uma correspondente a 15% da pontuação total e um item referente aos resultados que representa 40% da pontuação total. A pontuação máxima possível é de 1.000 (mil) pontos, cuja distribuição está detalhada mais abaixo.

Um Sistema de Gestão fornece requisitos que permite a uma organização controlar os aspectos relativos à área determinada e melhorar seu desempenho. Provendo orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema. Não é apenas um conjunto de regras que regem as diversas funções da empresa, eles são compostos por elementos essenciais, ou seja, partes integrantes e fundamentais, que devem ser respeitados para se atingir o máximo desempenho. Esses elementos essenciais são inter-relacionados, inter-atuantes e interdependentes e devem ser desenvolvidos, após definição da política de segurança, devendo englobar os seguintes critérios: estrutura operacional, disponibilidade de recursos, planejamento, definição de responsabilidade, práticas, procedimentos e processos, entre outros.

Critério 1 – Estrutura da Gestão (15% dos pontos)
Neste elemento a empresa deve descrever como está estruturado o sistema de gestão, detalhando como cada critério contribui na execução e implementação do sistema de gestão.

Critério 2 – Planejamento da Gestão (15% dos pontos)
Neste elemento é descrito como a gestão é planejada e como esse planejamento é desdobrado e operacionalizado com vistas à obtenção de melhor desempenho, apresentando os critérios e procedimentos adotados para cada um deles.

Critério 3 – Monitoramento, medição e avaliação de desempenho (15% dos pontos)
Aqui devem ser discutidos os aspectos de medição e avaliação dos diversos meios de controle do sistema de gestão, descrevendo como é medida, monitorada e conduzida a avaliação de desempenho periódica, incluindo as ações corretivas e preventivas, bem como, sua gestão.

Critério 4 – Controle Operacional e Práticas de gestão (15% dos pontos)
Aqui são apresentadas as principais práticas de gestão a serem adotadas, bem como, seus objetivos e evidências de sua utilização, como parte do controle operacional.

Critério 5 – Resultados (40% dos pontos)
É com base na análise dos resultados que se toma as decisões necessárias. Se os resultados são bons, deve-se dar continuidade às estratégias vigentes, se são ruins ou inadequados, é necessária uma mudança de rumo.