Porque implementar um Sistema de Gestão

Muitos, empresários e profissionais, perguntam-se sobre a necessidade de se implantar sistemas de gestão. Toda área que faz parte da administração da empresa pode e deve ter um sistema de gestão. Todos os departamentos de uma
empresa têm seu papel dentro da missão de trazer-lhe lucratividade. Uma empresa, ao ser estabelecida, tem o objetivo de atender um espaço dentro do mercado, em busca de lucro, sobrevivência e crescimento. Dessa forma, os seus componentes devem contribuir para esse fim. A obrigação dessas empresas é conseguir os seus intentos, sem prejuízos aos seus colaboradores e sua comunidade.

Dentro desse foco, todas as áreas devem ser tratadas como área de contribuição para os objetivos da empresa, participando de sua administração e trabalhando para o “negócio”. Para tanto, deve atuar de forma eficaz e é necessário que haja um sistema de gestão.

Na implantação de um Sistema de Gestão, busca-se melhorar o desempenho em relação a atividade que é gerida, através do reconhecimento de suas atividades potencialmente inadequadas e o estabelecimento de planos de ação para atenuar, ou eliminar estas características de operação.

Um sistema de gestão permite a obtenção de várias vantagens, tais como: centralização do gerenciamento das atividades, mensuração do desempenho, acompanhamento e redução de custos, rastreamento da conformidade legal e, principalmente, o gerenciamento e a prevenção dos riscos, assegurando que os ambientes sejam seguros e saudáveis a todos: trabalhadores, visitantes, terceiros e outras pessoas envolvidas.

Mas, temos que contabilizar vantagens adicionais, como: melhoria de imagem, diferencial competitivo, redução de passivos trabalhistas e outras medidas para aumentar a habilidade da organização em atingir seus objetivos estratégicos.

A abordagem de sistema de gestão representa um grande avanço nos esforços, que vêm sendo aplicados nas áreas. Os sistemas de gestão estabelecem etapas, que se criteriosamente seguidas, permitirão um desempenho melhor às atividades de prevenção e controle.

A implementação de sistemas de gestão vem ganhando força nas sociedades industriais com a implementação desses sistemas, principalmente, a partir da segunda metade da década de 1990, nas grandes corporações, o que levou a um
efeito “cascata”, onde se passou a exigir das pequenas e médias empresas a adequação aos sistemas de gestão vigentes.

Os sistemas de gestão se desenvolveram baseados em modelos ou diretrizes implantadas, por diversas organizações, e que obtiveram bons resultados com o passar do tempo, tornando-se assim uma referência de boas práticas.

No princípio, apresentavam foco no processo de certificação e não necessariamente na melhoria efetiva dos ambientes de trabalho, o que levou a resultados não satisfatórios, bem como a excesso de burocracia. Mas, atualmente, com uma visão mais preventiva, os sistemas de gestão levam as empresas a dispensar grande importância aos padrões de gerenciamento, considerando-o um dos aspectos chaves das atividades empresariais.

Os sistemas de gestão requerem a adoção de abordagem estruturada para com a identificação, avaliação e controle dos riscos relacionados com o trabalho. A necessidade de implantar um sistema de gestão aparece como numa
reação em cadeia. Uma empresa, com um sistema de gestão implantado, exigirá de seus contratados que também implantem, e assim por diante.

Porém, um sistema de gestão exige vários requisitos. Vários estudos realizados, pelo mundo, são unânimes em afirmar que a gestão deve ser encarada como parte da estrutura global de gestão e não como um processo isolado.

Deixe um comentário!